GEOFÍSICA
Visando processos inovadores para realização de trabalhos, a ENCOP Engenharia Ltda. decidiu investir no ramo da Geofísica, quando em 2013 adquiriu equipamentos e incorporou em seu quadro de funcionários profissionais da área. A geofísica é uma ciência que dispões de métodos e técnicas de investigação de subsuperfície não invasivas e, portanto, não destrutivas.

O GPR (Ground-Penetrating Radar) ou Georadar é uma técnica geofísica que usa reflexão de ondas eletromagnéticas na interface entre as camadas do subsolo para gerar imagens de alta resolução chamadas de Radargramas. O uso de GPR antes do início de escavações em obras em regiões metropolitanas ou cidades de médio e grande porte é importante para detectar a presença de cabos elétricos, de telefones, adutoras de água, redes de esgoto sanitário e tubulações de gás, entre outras interferências que podem gerar prejuízos, transtornos e acidentes, quando danificadas.

A análise dos Radargramas permite identificar as camadas de pavimento de vias, infiltrações de líquidos, materiais metálicos, cabos, canos e tubos enterrados, cavidades e uma grande variedade de anomalias próprias do meio que está sendoinvestigado. Atualmente a ENCOP utiliza o GPR MODELO SIR System - 3000 e antena blindada de 400 MHz, do fabricante GSSI.
Gasoduto Rua Liberdade, 1315– Canoas/RS
A extensão do levantamento geofísico foi de aproximadamente 310 metros lineares e 255 metros quadrados, feito cruzando ruas em todas as esquinas pertencentes ao trecho, num total de 13 linhas.
Gasoduto Rua Vítor Hugo Kunz– Novo Hamburgo/RS
A extensão do levantamento geofísico foi de aproximadamente 223 metros lineares e 334,50 metros quadrados, feitas em todos os cruzamentos de rua pertencentes ao trecho, num total de 7 linhas.
 
Rede Estruturante Santa Cruz Do Sul – Santa Cruz Do Sul/ RS
A extensão do levantamento geofísico foi de aproximadamente 150 metros divididos entre 10 linhas ao longo do projeto do gás.
 
Gasoduto Rua Hélio Bohrer–São Leopoldo/RS
A extensão do levantamento geofísico foi de aproximadamente 193 metros lineares e 289,50 metros quadrados, feito cruzando ruas em todas as esquinas pertencentes ao trecho, num total de 8 linhas.
Gasoduto Rua Gérson Andreis – Caxias Do Sul - RS
A extensão do levantamento geofísico foi de aproximadamente 164 metros lineares e 246 metros quadrados, feito na esquina das ruas Gérson Andreise Honorato Bazei, num total de 4 linhas
Gasoduto Av. Protásio Alves – Porto Alegre/RS
A extensão do levantamento geofísico foi de aproximadamente 1162,5 metros lineares e 1743,75 metros quadrados, feitas em todos os cruzamentos de rua pertencentes ao trecho, num total de 55 linhas.
 
Ver Todos